Por Metrópoles
Mais de 4 milhões de estudante fizeram a prova em 2019. Com resultados nas mãos, é hora de procurar o curso e a instituição de ensino
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga, nesta sexta-feira (17/01/2020), as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 4 milhões de pessoas realizaram o último exame e, agora, poderão usar o resultado para escolher uma instituição de ensino superior brasileira ou de outros países.
Mesmo sabendo o número de acertos com o gabarito oficial, o que define a nota de cada um é a Teoria de Resposta ao Item, também conhecida como TRI. “Ainda que duas pessoas tenham acertado o mesmo número de questões, as notas possivelmente serão diferentes. Por isso, só com a divulgação final é possível saber ao certo qual foi o resultado”, diz Vinícius Freaza, Diretor de Inovação Pedagógica da Evolucional.
A TRI tem como base o item, não a totalidade da prova. Ou seja, acertar 50% dos itens em uma avaliação não significa que a proficiência do aluno é igual a 50%, tudo depende de quais foram as questões respondidas. A TRI ainda leva em conta a possibilidade de o candidato ter “chutado” algumas das alternativas, com um conceito chamado de coerência pedagógica.
O post Inep divulga notas do Enem: saiba como calcular e onde usar apareceu primeiro em Blog da Riquinha.